Capa » Cultura » Cinema » Três filmes brasileiros são finalistas ao Oscar 2015

Três filmes brasileiros são finalistas ao Oscar 2015

Os documentários, “Helena”, de Petra Costa e “This is Not a Ball”, do artista plástico Vik Muniz; além do curta- metragem “O Caminhão do Meu Pai”, de Maurício Ozaki, foram pré-selecionados a concorrer ao prêmio, em diferentes categorias.

“O Caminhão do Meu Pai” é a primeira coprodução entre Brasil e Vietnã e conta com uma equipe técnica brasileira e elenco vietnamita. O curta foi exibido na Mostra Generation, do Festival Internacional de Cinema de Berlim, 2013. Filmado em Hanói, o filme conta a história de Mai Vy, uma menininha vietnamita que tem de passar o dia com o pai, um caminhoneiro que transporta agricultores pelos campos de arroz do país. Tudo vai bem até que ela descobre uma segunda atividade de seu pai.

O documentário “Elena”, de 2012, conta a busca da diretora Petra, em direção a sua irmã, Elena, a partir da leitura de seu diário. Filmes caseiros, recortes de jornal, diários e cartas são as únicas pistas de Petra Costa. A jornada é costurada pelas emoções e impressões das personagens.

O documentário de Vik Muniz foi produzido para a TV americana. O artista plástico construiu uma imensa obra de arte com 20 mil bolas de futebol no estádio Azteca, no México, e depois em um campo na favela do Vidigal, no Rio de Janeiro.

O resultado dos filmes indicados será divulgado no dia 15 de janeiro de 2015, em Los Angeles. A festa do Oscar está marcada para 22 de fevereiro no Teatro Dolby, de Hollywood, Los Angeles. (Ministério da Cultura/Assessoria de Comunicação).

CADERNO 3

 

Autor: Local

Posts Similares