Capa » Cidades » Guarujá reabre trilha da Fortaleza da Barra Grande

Guarujá reabre trilha da Fortaleza da Barra Grande

Em comemoração aos 432 anos da construção do Museu Fortaleza da Barra Grande (Rua Messias Borges, 380 – Santa Cruz dos Navegantes), a Prefeitura de Guarujá reabre, no domingo (24/1), o Portão Espanhol, que dá acesso à Trilha do Góes, um novo roteiro de visitação do museu. O portão é seguido de uma trilha que fica aos cuidados da comunidade, tem trajeto de nível médio e exige trajes adequados, como calçados fechados e roupas leves.

Quem for desfrutar do passeio poderá apreciar uma bela paisagem, muralhas e canhões do século XVIII, e a praia do Góes. Os participantes terão um tempo disponível para aproveitar e mergulhar. O evento é gratuito e se inicia às 10 horas, com um café de boas-vindas, e as 10h30 começa a caminhada. Quem se interessar pode garantir a sua vaga pelo telefone 33846194 ou pelo e-mail: fortalezadabarra@gmail.com.

História – Assentada sobre uma formação rochosa coberta pela Mata Atlântica e que se projeta sobre o canal de acesso ao Porto, a Fortaleza de Santo Amaro da Barra Grande começava a ser idealizada há exatos 432 anos. Situada em Guarujá, pode ser vista de vários pontos da Avenida Saldanha da Gama, em Santos, e chama a atenção por sua arquitetura.

Em 1584, por ordem de Felipe II, rei da Espanha, ergueu-se na embocadura do estuário de Santos a Fortaleza de Santo Amaro da Barra Grande. O projeto era de Giovanni Battista Antonelli, arquiteto militar que acompanhava a esquadra espanhola do Almirante Diogo Flores Valdéz.

Em 30 de junho de 2014, durante o aniversário de 80 anos de emancipação político-administrativa da Cidade, a prefeita Maria Antonieta de Brito assinou a lei que institui a criação do Museu Histórico da Fortaleza da Barra Grande.

fortaleza-barra-grandeGuaru

Autor: Local

Posts Similares